sábado, 19 de novembro de 2011
quinta-feira, 3 de novembro de 2011
Deisiane dos Santos Lima
Djeane de Oliveira Silva
Liz Leal Mota
Djeane de Oliveira Silva
Liz Leal Mota
Biografia
“ A educação pode tudo: ela faz dançar os ursos”.
Gottfried Wilhelm von Leibniz
O filosófico, matemático, cientista, diplomata e alemão bibliotecário, nascido em Leipzig, Gottfried Wilhelm von Leibniz, no em primeiro de julho de 1646 e morreu no dia quatorze de novembro de 1716 na cidade de Hanôver. Seu pai era professor de filosofia o Senhor Friedrich Leibniz e da Dona de casa Catharina Schamuck, ele ficou orfão de pai aos seis anos de idade. E foi criado praticamente pela sua mãe. Leibniz teve uma juventude precoce aprendeu sozinho o latim. E aos 7 anos, já começava sua vida estudantil na Escola Nicolai em Leipzig, onde estudou latim, podendo então ler os livros na biblioteca de seu pai.
Em 1663 frequentou o cursou Direito na Universidade de Leipzing. E recebeu o grau de doutor em direito no ano de 1666, em Nuremberg, por uma das mais importantes doutrinas da posterior filosofia, o ensaio prenunciando. E aos seus 22 anos, pensando já puder exercer a profissão de doutor, descobriu que não lhe era possível por ser muito jovem. Quando já tinha 26 anos começa a realizar grandes trabalhos sobre a teoria ondulatória da luz, em paralelo com aulas que tinha com Christiaan Huygens. Os rascunhos das ideias de Leibniz encontra-se na Biblioteca Real de Hanôver aguardando ser revisados por estudantes ou até mesmo publicados.
Leibniz elevou os estudos sobre a matemática e a lógica. Criou uma avançada máquina de calcular que superava a de Pascal fazendo as quatro operações. A sua máquina foi exposta em Londres ,na Royal Society, que permitiu assim a ele tornasse membro dessa instituição. Uma de suas obra foi “De Arte Combinatória”, escrita no ano de 1666, a qual trouxe grandes inovações e contribuições precursoras para a computação moderna: todo raciocínio, toda descoberta, verbal ou não, é redutível a uma combinação ordenada de elementos tais como números, palavras, sons ou cores. Criou também o termo “função”, e juntamente com Isaac Newton desenvolveu o cálculo moderno. Descobriu em 1676, o “Teorema Fundamental do Cálculo”, publicado em 11 de julho de 1677. Viajou pelos principais países da Europa e foi organizador da Academia de Ciências de Berlim, eliminada pelos nazistas no século XX. No ano de 1686 Leibniz apresentou um trabalho que apontava o problema do quadrante, publicaria no periódico Acta Eruditorum, e este com um caso especial que mostrava o método do inverso das tangentes.
Gottfried Leibniz foi considerado uma das luzes científicas se sua época, período conhecido como a Idade da Razão. Momento que houve desenvolvimento intelectual que caracterizava a Renascença. As ideais que originaram o conhecimento racional e pensamento iluminista e científico da natureza e este ajudaria a encontrar as leis naturais da sociedade.
Durante toda a vida, paralelamente à Matamática, Leibniz prestou serviços aristocratas, buscando sempre provas legais através das genealogias para ter direito ao título, tendo ficado os últimos 40 anos trabalhando restritamente para a família Brunswick, chegando a afirmar para os empregadores que desfrutaria da metade de todos os tronos da Europa. Neste período ele realizou muitas viagens, em busca de inovações, pela Aústralia, Alemanha e Itália entre 1687 a 1690. Em 1700, Leibniz após organizar a Academia de Ciência da Prússia, da qual foi nomeado o primeiro presidente. Sendo que, a Academia permaneceu como uma das 3 ou 4 mais importante do mundo até que os nazistas o eliminaram.
Quando se refere ao Leibniz filósofo percebe-se que seu pensamento filosófico parece fragmentado e de infinidade e curtos escritos, porque era assim que consistia seus escritos filosóficos, onde depois de sua morte foram publicados artigos períodicos, além de cartas e correspondentes. Entre os dois tratados filosóficos que ele escreveu, apenas foi publicado "Téodiceia" de 1710, ainda em sua vida. Ao contrário da formação de Espinoza e Descartes, Leibniz tinha conquistado sua formação universitária na área de filosofia.
Os princípios filosóficos de Leibniz era a liberdade verso determinção, a contigência, a espontaneidade, a reflexão e as mônadas. Ele admitia uma série de causas eficientes e finais, estas causas dizem respeito ao corpo e seus atos; e disposições da alma, presente e passado.
Como físico Leibniz na maioria das vezes esteve de desacordo com Descartes e Newton e assim deixou grandes contribuições para dinâmica emergentes a estátisca. Com base na energia potencial e cinética uma nova teoria do movimento (dinâmicas), foi desenvolvida por ele , em oposição ao que postulava o espaço como relativo, estava Newton que sentira fortemente o espaço como algo absoluto.
Em se tratando das discussões que Leibniz deixou para a matemática ensinada hoje em dia nas escolas e/ou universidades, deve-se notar que o Cálculo Diferencial e Álgebra, assim como a aritmética entendida como resolver contas, são técnicas de manipulação de dados.
Na época havia buscava-se através da tecnologia meios mecânicos para efetuar cálculos, em especial cálculos trabalhados. Leibniz e Blaise Pascal (1623-1662), apoiavam que fazer contas era uma atividade puramente mecânica e assim acreditavam que não seria necessário ocupar o tempo dos seres humanos em realizar operações rotineiras, deveria apenas restringir-se em pensar. E nunca por ele pode-se acreditar que na existência de calculadoras e computadores.
E buscou assim, junto com Leibniz e Pascal libertar o homem de um pensamento mecânico para que o mesmo realizasse tarefas mais nobres.
Os escritos de Leibniz estão a ser discutidos, devido alguns rascunhos seus ainda não conhecidos. Ele encontarava-se dois séculos a frente de sua época e tinha como objetivo coligir todo o conhecimento humano. Pretendia também tornar a algebrização do pensamento, uma instância de uma estrutura de derivação com regras precisa. Entretanto no dia de sua morte, não possuía o mesmo prestígio de antes, morreu esquecido a única pessoa que testemunhou seu enterro fora seu secretário.
A abordagem biográfica representa como um processo de conhecimento. Através das biografias educativas, o aluno produz um conhecimento sobre si, sobre o outro e sobre o cotidiano. Portanto, trabalhar com biografias proporciona conhecer o pensamento do outro para definir com respeito a algum assunto.
Neste contexto, os pensadores e os matemáticos colocaram suas ideias para a sociedade com a intenção de mostrar cronologicamente as evoluções que ocorreram em beneficio a humanidade.
Assinar:
Postagens (Atom)